A importância da avaliação física

Nesse texto falamos sobre a avaliação física e explicamos porque esse ponto de partida não deve ser negligenciado.

Infinito Movimento

12/14/20252 min read

Os médicos iniciam a consulta fazendo perguntas, depois solicitam exames para obter um diagnóstico preciso e assim, prescrever um tratamento adequado.

​Os nutricionistas buscam entender a rotina do indivíduo, os hábitos alimentares para identificar excessos ou faltas na alimentação, solicitam exames que vão mostrar o estado nutricional, perfil glicêmico, perfil lipídico, função hepática, etc. Depois montam a dieta.

Se você levar um veículo na oficina para fazer um reparo ou até mesmo uma simples manutenção, o mecânico fará uma análise antes de iniciar o serviço.

Sendo assim, o professor de educação física, não pode e não deve apontar o problema do aluno muito menos realizar a prescrição de treino apenas no ‘’olhômetro da experiência’’.

Muitas academias matriculam os alunos sem sequer solicitar a apresentação de um atestado médico. Mal conversam com o aluno, fazem uma breve anamnese, iniciam o treino e seja o que Deus quiser! E claro, vendem a avaliação física como um serviço extra.

A avaliação é o início de tudo. É a partir dela que o professor chega aos aspectos antropométricos, cardiorrespiratórios e neuromusculares. Durante o período acadêmico, ouvimos inúmeras vezes falar sobre individualidade biológica (as pessoas são diferentes entre si). Mesmo que duas pessoas tenham o mesmo objetivo (emagrecer ou hipertrofiar), elas possuem características de vida, estruturais e funcionais completamente diferentes (sexo, idade, composição corporal, resposta genética, desempenho neuromuscular). Se as pessoas são diferentes, a prescrição de treino não pode ser uma receita de bolo.

Com a avaliação física o professor conhecerá o seu aluno e poderá individualizar os treinos com embasamento, quantificando a evolução dos alunos através de dados precisos, o que é fundamental para manter a motivação deles.

Avaliação física é um princípio consolidado na ciência do exercício e não se baseia em um único estudo isolado, mas sim em um vasto corpo de conhecimento e diretrizes internacionais que reúnem as melhores evidências. Um procedimento essencial e cientificamente fundamentado no campo da Educação Física e da Saúde. É o ponto de partida para a tomada de decisões, garantindo a segurança e a eficácia dos exercícios físicos. Os estudos científicos e diretrizes de órgãos de referência, como o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e o ACSM (American College of Sports Medicine), destacam a relevância da avaliação física sob diversos aspectos: monitoramento e ajuste do progresso, mensuração de resultados, acompanhamento de variáveis, promoção de saúde, qualidade de vida, identificação de deficiências, disfunções, desequilíbrios musculares, vícios posturais e falta de mobilidade.

Sem avaliação, você está na prática empírica. Com avaliação, você tem o pilar científico para a elaboração de um programa de treino inteligente.

Na Infinito Movimento, a avaliação física periódica já está inclusa nos serviços. Entre em contato conosco!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências biblliográficas:

ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (Diretrizes do ACSM para Teste e Prescrição de Exercício); ​Autor/Organização: American College of Sports Medicine (ACSM)​Editora: Wolters Kluwer / Lippincott Williams & Wilkins; 12ª Edição.