O rei dos exercícios

O tema desse texto é agachamento. Tanta coisa para falar sobre esse poderoso exercício que se fosse resumir tudo que há sobre ele daria uma apostila. Fui breve e deixo a reflexão para você: O agachamento é isso tudo mesmo? Clique na imagem e confira.

Infinito Movimento

12/6/20252 min read

O conteúdo deste texto é para exaltar o Rei dos exercícios! O agachamento.

Ele dá força, hipertrofia, mobilidade, melhora a postura, melhora o equilíbrio, e é altamente funcional para o dia a dia de qualquer ser humano.

Se você senta e levanta normalmente sem sentir nenhum incômodo a nível articular, não retire esse exercício da sua rotina de treinos! A depender do caso, o agachamento pode ser a cura para suas dores.

Falando em dor, trago aqui um estudo que teve o objetivo de identificar as características basais que modificaram o efeito de um programa de exercícios de 12 semanas focado no quadríceps versus um programa focado nos músculos do quadril sobre os sintomas e a função física, por meio de alterações na Escala de Dor Anterior do Joelho em pacientes com dor patelofemoral. Ao final, os pesquisadores concluíram que os exercícios focados no quadril podem proporcionar mais benefícios do que exercícios focados no quadríceps em pacientes com dor patelofemoral e catastrofização da dor (resposta cognitiva e afetiva negativa à dor real ou antecipada) e sobrepeso. Exercícios focados no quadríceps podem proporcionar mais benefícios do que exercícios focados no quadril para pacientes com dor intensa no joelho.

Já em outro estudo, os pesquisadores analisaram a eficácia terapêutica do exercício para estabilizar e fortalecer os músculos do core em pacientes com hérnia de disco lombar (HDL) sintomática submetidos a tratamento conservador.

E ao final constataram que exercícios para estabilizar e fortalecer os músculos do core foram eficazes no alívio da dor e na redução da incapacidade em pacientes com discrepância de altura do quadril sintomática que receberam tratamento conservador.

O agachamento não é necessariamente contraindicado para hérnia de disco ou condromalácia patelar, mas para colher os benefícios desse exercício tendo essas condições, dependem da técnica correta, das adaptações, da gravidade e do momento específico que se opta pela prática (crise aguda vs. reabilitação). Agachamentos fortalecem a coluna (trabalhando os músculos eretores), os quadríceps, isquiotibiais, glúteos, o core e ajudam na funcionalidade diária. Cargas excessivas ou má postura (como agachamento com barra solta sem a devida técnica) podem piorar o quadro, exigindo modificações ou até mesmo a completa proibição.

Se está no começo, foca na técnica com o corpo livre, depois insere pequenos halteres, daí vai com a barra, depois você pensa em progressão de carga. Lembre-se: há como atingir os objetivos sem a necessidade de carregar um peso que lhe põe em risco e atrapalha na execução do exercício corretamente.

No mais, sem colocar réguas e esquadros em você, com uma orientação simples e objetiva, mas embasada cientificamente, a Infinito Movimento está à disposição para fazer você realizar esse movimento natural sem medo de ser feliz. Entre em contato!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudos científicos mencionados.

Hansen R, Brushøj C, Rathleff MS, Magnusson SP, Henriksen M. Quadriceps or hip exercises for patellofemoral pain? A randomised controlled equivalence trial. Br J Sports Med. 2023 Oct;57(20):1287-1294. doi: 10.1136/bjsports-2022-106197. Epub 2023 May 3. PMID: 37137673

CHO, Y. J.; CHANG, M. C. The effect of exercise on stabilizing and strengthening core muscles for patients with symptomatic herniated lumbar disc: A systematic review and meta-analysis. Asian Journal of Surgery, [S.l.], v. 47, n. 2, p. 556-562, fev. 2024. doi: 10.1016/j.asjsur.2023.12.045; PMID: 38135533